Índice
TogglePara começar, você sabe o que é gestão fiscal? O processo é responsável por garantir que uma empresa esteja de cumprindo as exigências tributárias da legislação. Ou seja, é extremamente importante para todas as organizações.
São processos de pagamento de tributos obrigatórios, declarações, informações ao fisco, mas também o processo de emissão de documentos fiscais.
Além disso, a gestão fiscal é muito importante para definir metas mais assertivas e ajudar na tomada de decisões a partir de dados.
A tecnologia teve um papel importantíssimo na otimização da gestão fiscal das empresas. Quer saber como? Continue lendo, vamos te explicar!
Por que a gestão fiscal é importante?
A resposta para esta pergunta é simples. Uma empresa sem uma gestão fiscal completa corre diversos riscos. Desde receber multas altíssimas, até, de fato, o comprometimento total da saúde financeira da instituição.
As penalidades, quando há irregularidades, são um problema imenso. Por isso, as empresas precisam sempre prestar atenção nas obrigações fiscais que precisa cumprir. A gestão precisa estar sempre em dia.
O dever de quem cuida da gestão fiscal é proteger a organização, evitando problemas causados por divergências e eliminando o retrabalho ao cumprir obrigações. Ou seja, a gestão fiscal age de maneira preventiva, buscando evitar autuações e garantir que a empresa não tenha prejuízos.
A tecnologia e o monitoramento fiscal
Como você deve saber, a adoção dos meios digitais nos processos fiscais revolucionou o modo que o setor funciona. O segmento fiscal é responsável por guardar uma série de documentos de valor, com muitos dados importantes.
As notas fiscais, por exemplo, são uma fonte extremamente rica de informações. Elas ajudam a criar controles internos em uma empresa.
Afinal, possuem um histórico do fluxo de caixa pronto para ser consultadas. Mas, para isso, precisam estar devidamente armazenadas e organizadas.
Existem softwares que fazem este trabalho. Além de armazenar os documentos fiscais, também são responsáveis pelo monitoramento deles. Em tempo real, você pode controlar todas as notas que entram e saem. Ou seja, o gestor pode ter cada vez mais controle de tudo o processo fiscal.
Esses dados armazenados garantem que o gestor tenha uma melhor embasamento e segurança no momento da tomada de decisão. As informações ajudam a prever o faturamento a longo e curto prazo.
Benefícios da gestão fiscal
Como dito anteriormente, a partir das notas fiscais conseguimos ter acesso a diversos dados de uma empresa.
Conhecendo o seu fluxo de caixa é mais fácil tomar decisões mais certeiras. Veja alguns dos outros benefícios de aplicar a tecnologia na gestão fiscal de uma organização:
- Automatização de processos;
- Armazenamento de dados em tempo real;
- Coleta de dados para geração de relatórios precisos;
- Informações certeiras para a tomada de decisão;
- Ter ciência completa das notas que entram e saem;
- Emitir notas com rapidez;
- Prevenir irregularidades com o fisco e garantia da segurança;
- Maior transparência no fluxo de caixa.
Enfim, espero que tenha entendido a importância de uma gestão fiscal foi otimizada pela tecnologia. Como dito antes, muitos são os riscos que uma empresa corre a não cumprir este processo.
Entre os benefícios da gestão fiscal, está o conhecimento do fluxo de caixa a partir das notas fiscais. Aliás, você conhece o Smart Online? O software de gestão fiscal, desenvolvido pela Online Applications, pode ajudar a sua empresa em diversos processos. Conheça mais sobre a tecnologia clicando aqui!