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ToggleVocê sabe o que são Soft Skills? Em resumo, são características ou habilidades interpessoais. É um tipo de competência que envolve as relações entre indivíduos e da própria pessoa. Até porque nem sempre um currículo cheio basta.
Algumas outras habilidades específicas são importantes, assim como saber se relacionar, fazer um bom trabalho em equipe, criatividade e muito mais. Possuir essas Soft Skills significa ter certas aptidões mentais, emocionais e também sociais.
Muitas empresas sofrem pela falta de profissionais que possuem Soft Skills. Uma pesquisa do Capgemini Digital Transformations Institute no final de 2017 mostrou que 60% delas tem carência destas habilidades.
Continue lendo para descobrir mais sobre as Soft Skills mais procuradas pelo mercado e a diferença entre elas e Hard Skills. Boa leitura!
Soft Skills x Hard Skills
Antes de tudo, o termo “skills” pode ser traduzido por “habilidades”. Ou seja, Soft Skills e nada mais são que habilidades comportamentais que podem definir quais são os melhores colaboradores para uma empresa. Estas habilidades acabam determinando como a pessoa interage no meio corporativo e como agimos em diferentes situações.
Elas acabam sendo difíceis de serem mensuradas, mas ter o domínio destas habilidades é extremamente importante. Ou seja, essas capacidades fazem com que o ambiente de trabalho seja mais fluido e rentável, que o local se torne mais fácil de se trabalhar.
Os Hard Skills são diferentes. São realmente aquelas capacidades que temos em nossos currículos, técnicas que possuímos, cursos e experiência profissional que tivemos antes. Por isso são facilmente identificáveis.
Normalmente dizem que as Hard Skills o fazem ser contratado, mas as Soft Skills fazem com que você mantenha o seu trabalho. E é exatamente isso.
Soft Skills mais procuradas
Agora você deve estar se perguntando: quais são as Soft Skills mais procuradas nas corporações? Isso pode depender de acordo com o tipo de empresa que você pretende trabalhar, mas algumas características são padrão para muitas.
Veja a seguir a lista das habilidades mais procuradas no mundo do trabalho atualmente:
Boa comunicação
Saber se comunicar é essencial para todos os setores, no meio profissional e também no pessoal. A comunicação precisa ser clara e objetiva, para que todos entendam a mensagem que está sendo transmitida.
E pelo contrário do que parece, a comunicação não é só a falada. Engloba as atividades de escrever, saber ouvir e transmitir mensagens no geral.
Agora pensando somente na escrita, também é necessário se atentar com a gramática na hora de se comunicar. Escrever corretamente acaba sendo um ponto positivo porque melhora a imagem da empresa no mercado.
Proatividade
Possuir autonomia é um ponto extremamente positivo. Nem sempre o líder precisa delegar funções, é possível identificá-las antes. Isso demonstra a atenção do colaborador e a sua vontade de buscar soluções.
Criatividade
Ser inovador é necessário nos dias de hoje. Encontrar soluções criativas para problemas mostra que o colaborador se importa com o futuro da empresa.
Adaptabilidade
Saber se adaptar a diferentes situações é necessário no mundo corporativo, afinal, ele nunca é estável. Se exige dos profissionais de hoje a capacidade se saber se reinventar. Ser versátil é um diferencial.
Equilíbrio emocional
Trabalhar sob pressão não é legal, mas é comum. Por isso é importante saber como gerenciar o tempo e elencar quais são as suas metas.
O mercado de hoje acaba passando por situações desafiadoras. Elas acabam exigindo que o profissional mantenha a calma e pense nas melhores soluções, sem perder o foco.
Mas como desenvolver estas habilidades comportamentais? Isso vai de pessoa para pessoa, demanda reflexão e treinamento.
Em conclusão, as Soft Skills são características ou habilidades interpessoais que tornam o ambiente de trabalho mais fluido e rentável. Os novos profissionais devem se manter atentos e tentar desenvolvê-las para se manter no mercado.
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