fbpx
Data Science nos negócios: entrevista com Marcos Davi, CDO e cofundador

Não podemos negar que a cultura de dados está se espalhando pelo mercado mundial e brasileiro. As organizações perceberam que o Data Science nos negócios é uma maneira eficaz de levar mais produtividade, clareza e entendimento às empresas.


Por isso o tema vem sendo cada vez mais abordado. Aqui, na Online Applications, temos uma área dedicada ao Data Science. Ela é liderada por Marcos Davi Mendes, CDO e cofundador da empresa.


Hoje, trouxemos uma entrevista exclusiva com o CDO. Veja, abaixo, suas expectativas para o futuro!


Pode nos contar um pouco sobre a sua carreira na Online?


Marcos Davi: Meu background é de tecnologia— por formação, paixão e vocação. Eu descobri logo cedo que era o que eu queria. Meu primeiro contato com uma linguagem de programação foi o Clipper, e foi assim que eu descobri que era isso o que eu queria.


Fiz faculdade de tecnologia, a mesma que o Wesley (CEO e cofundador da Online Applications) cursou. Uma coisa interessante foi que um puxou o outro: primeiro foi o Cristian (CFO e cofundador) a ir estudar tecnologia, depois o Wesley, eu e o Levi (COO e cofundador).


Comecei a minha carreira trabalhando em algumas consultorias aqui em Campinas. Até que eu e os meninos decidimos abrir a Online.


Sempre tive uma paixão muito grande pela área de dados. Me interessei também da área de banco de dados, mas não necessariamente eu gostava de administração ou pensava em seguir na carreira de DBA. Nesta época não existia o cargo de Engenheiro de Dados, mas acredito que se existisse eu teria seguido nesta vertente.


Em uma das empresas que eu trabalhei, tive contato com a parte de BI e a oportunidade de liderar uma iniciativa de Business Intelligence. Foi assim que nasceu a vontade de aprender sobre a área de dados.


Mas foi na Online que eu tive a oportunidade de realmente trabalhar nesta área.


Como surgiu a área de Data Science dentro da Online?


Marcos Davi: Começou há pouco tempo uma grande procura das empresas por dados e nasceram alguns novos cargos, como cientista de dados e engenheiro de dados. Muitas ferramentas foram surgindo, assim como a demanda.


O Big Data acabou nascendo por conta da internet e da volumetria de dados que temos. Foi então que eu comecei a estudar mais sobre o assunto.


Resolvemos implantar esta área na Online porque tínhamos muitos dados nas mãos e podíamos usar para ajudar nossos clientes e departamentos com o seu tratamento e transformá-los em informações valiosas. Por isso eu acabei liderando esta tarefa, e hoje eu sou responsável por todas as iniciativas de dados da empresa.


O que você espera para o futuro da área?


Marcos Davi: Nós conseguimos evoluir bastante na parte de Engenharia de Dados, que a parte de trabalhar com toda a arquitetura de dados, coleta e tratamento, deixá-los disponíveis e performáticos.


Nosso próximo passo será trabalhar a parte de Machine Learning e Inteligência Artificial. Já estamos estruturando e deixando todos os dados preparados para a próxima etapa.


Espero para o futuro que nós consigamos explorar ainda mais os dados que nós temos e difundir ainda mais a cultura Data Driven na nossa empresa e também na dos nossos clientes.


Resumidamente, quais são os benefícios que o Data Science traz para as empresas?


Marcos Davi: A aplicação de Inteligência Artificial e do Machine Learning dentro das empresas tem crescido muito. Isso porque geram diversos benefícios: redução de custos, identificação de fraudes, automação para gerar mais produtividade, performance, uma rápida tomada de decisões, identificação de gaps e aumento de receitas.


Além disso, pode ser usado para melhorar todas as áreas, como atendimento, a usabilidade do produto, a área financeira etc.


OnlineCast: O que precisamos saber sobre a cultura de dados?


De fato, a área de dados está ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. O OnlineCast trouxe uma entrevista exclusiva com o CDO da Online Applications, Marcos Davi, e com o cientista de dados Lucas Balista.


O episódio aborda, com mais profundidade, cultura de dados que tem se instalado no mercado brasileiro. Aprenda mais sobre Data Science nos negócios escutando o conteúdo! Este episódio está disponível no Spotify e no Deezer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *