Índice
ToggleNos dias atuais, os dados fazem o mundo girar. Isto porque, praticamente todos os processos que realizamos geram dados, sejam eles comerciais ou não.
Em outras palavras, cada ação pode ser responsável por gerar um insight importante, seja vindo da área fiscal, financeira, TI, operacional, entre outros.
Todavia, para que isso ocorra, os dados devem ser coletados corretamente, armazenados e processados, e é aqui que entra a Administração de Banco de Dados.
Neste artigo, você irá conhecer o serviço de DBA, que garante a segurança e disponibilidade dos dados. Continue lendo!
O que é um banco de dados?
Em primeiro lugar, o banco de dados é uma parte crítica da empresa, pode-se dizer que é o coração dela. Nele, são armazenados e gerenciados todos os seus dados.
Ou seja, ele é um conjunto de registros de coisas, pessoas ou lugares que têm alguma relação entre si, como por exemplo nomes e endereços.
Assim, esses dados são inseridos no banco de dados e estruturados a fim de gerar uma informação para a empresa. Entenda a diferença:
- Dado: O dado não possui um significado relevante e, muitas vezes, ele sozinho não faz nenhum sentido.
- Informação: É a organização dos dados em conjunto, criando um contexto que transmita algum significado.
Sendo assim, se o banco não for gerenciado corretamente pode sofrer indisponibilidade, interrompendo todas as atividades de uma empresa.
Por isso, você deve entender que o serviço de DBA é um investimento e não um gasto a mais.
Leia também: Aprenda a aproveitar os dados da sua empresa em 3 passos!
Qual a função de um DBA?
Um Database Administrator (DBA) é o profissional especializado em gestão de banco de dados. Ele é responsável por dar toda a sustentação ao sistema.
Em outras palavras, a ele são designadas as seguintes atividades:
- Planejamento e instalação de ambientes para banco de dados;
- Implementação das melhores práticas de administração de banco de dados;
- Modelagem do banco de dados e apoio aos desenvolvedores;
- Monitoramento do ambiente;
- Realização de rotinas de backup;
- Implementação de soluções para desastre e recovery;
- Análise da performance do banco;
- Implantação de melhorias para a segurança do ambiente;
- Gestão de usuários e acessos ao banco;
- Criação de alertas para identificação de problemas de forma proativa.
Quando uma empresa precisa de um DBA?
Como dito, os dados são cruciais para uma organização, principalmente atualmente em que eles fazem parte ativamente da estratégia de negócio.
Por isso, uma empresa sempre precisa de um DBA, afinal armazenar os dados não é garantia de que eles estejam seguros ou aptos a serem utilizados.
Ao relembrar os inúmeros roubos de dados, precisamos entender que em um banco sem monitoramento e backup, as consequências podem ser ainda maiores, levando até a falência.
Além disso, ter um profissional organizando os dados, mantendo-os íntegros e performáticos facilita a utilização de forma analítica para a tomada de decisões.
Enquanto o DBA cria e administra toda a infraestrutura, o cientista de dados, por exemplo, gera relatórios e consultas. Afinal, apenas o DBA ficará focado na segurança.
Seus dados mais seguros com a Online Applications
Com o serviço de Administração de Banco de Dados da Online Applications você garante muito mais segurança e performance a sua empresa.
Somos especialistas nos principais sistemas de gerenciamento de banco de dados, como Oracle, SQL Server, MySQL e PostgreSQL.
Além disso, monitoramos proativamente o seu banco, antecipando falhas com alertas personalizados. Quer saber mais? Clique aqui e conheça nosso case de sucesso com a Universidade Mogi das Cruzes (UMC).