fbpx
metodologia-ágil-online-applications

Uma das tendências que mais cresce no mundo do desenvolvimento de softwares é a metodologia ágil. Quando o assunto é levar eficiência, eliminar desperdícios e obstáculos, essa metodologia entra em campo. 

 

Com o mundo tão conectado e digital que vivemos, a demanda por tecnologias só aumenta diariamente. Isso reflete diretamente nas empresas de desenvolvimento de softwares, que precisaram de formas de otimizar o seu trabalho.  

 

A metodologia ágil nasceu a partir dessa necessidade, afinal, os métodos tradicionais de desenvolvimento não estavam mais suprindo o que as empresas precisavam.  

 

Por isso, as organizações buscaram por um método que pudesse agilizar todo o processo e agregasse valor a cada entrega. Assim, nasceu a metodologia ágil, tema do artigo de hoje. 

 

Você busca conhecer mais sobre a metodologia, descobrir seus outros pontos positivos e aprender as suas vertentes? Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas! 

 

A metodologia ágil: o que é? 

Em resumo, é um conjunto de práticas criadas para desenvolver entregas mais rápidas, mantendo a qualidade elevada. 

 

Acima de tudo, as metodologias ágeis priorizam a busca pela satisfação dos clientes por meio de entregas contínuas que agregam valor ao trabalho.  

 

Em 2011 foi publicado o Manifesto Ágil. Este documento foi responsável por agrupar 4 valores e 12 princípios que devem ser destacados quando o assunto é a metodologia ágil.  

 

Conheça os valores propostos: 

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas. 
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente. 
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos. 
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano. 

A seguir, veja os princípios: 

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente, por meio da entrega adiantada e contínua de um software de valor 
  2. Aceitar mudanças de requisitos, mesmo no fim do desenvolvimento, pois os processos ágeis se adequam às necessidades do cliente 
  3. Entregar uma versão do software funcionando com frequência, na escala de semanas até meses, com preferência para períodos mais curtos 
  4. Profissionais de negócios e desenvolvedores devem trabalhar em conjunto e diariamente, durante todo o andamento do projeto 
  5. Construir projetos ao redor de indivíduos motivados, oferecendo a eles o ambiente e suporte necessário, e confiar que farão seu trabalho 
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para um time de desenvolvimento é uma conversa cara a cara 
  7. Um software funcional é a medida primária de progresso 
  8. Processos ágeis promovem um ambiente sustentável em que os patrocinadores, desenvolvedores e usuários são capazes de manter passos constantes 
  9. Atenção contínua à excelência técnica e bom design para aumentar a agilidade 
  10. Simplicidade em primeiro lugar, como a arte de otimizar o trabalho 
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de times auto-organizáveis 
  12. Em intervalos regulares, o time deve pensar em como aumentar sua efetividade e ajustar seu comportamento de acordo. 

Leia também: Integração de softwares: entenda sua importância em um negócio escalável

 

As principais metodologias ágeis  

Se engana quem pensa que a metodologia ágil só pode ser aplicada de uma forma. São inúmeros os métodos conhecidos como ágeis no mercado.  

 

Vamos apresentar agora os mais conhecidos e utilizados no mercado, veja: 

 

Scrum 

Um dos métodos ágeis mais populares no Brasil é o Scrum. Nele, o foco é a otimização do gerenciamento de tarefas dentro do ambiente de desenvolvimento.  

 

O Scrum oferece uma dinâmica de organização do time em torno de um objetivo comum (desenvolvimento de um software, por exemplo). Ele funciona por ciclos (ou estágios do desenvolvimento) chamados sprints.

 

Além disso, os principais benefícios do Scrum são a transparência dos projetos e a possibilidade de reorganização de prioridades. 

 

O Online Labs, torre de desenvolvimento de softwares da Online Applications, utiliza esta metodologia para acelerar seus projetos. 

 

Kanban  

Uma das metodologias ágeis mais antigas é o Kanban, inspirada em um método japonês para a organização de fluxo de trabalho.  

 

O Kanban foi criado nos anos 1960 pela Toyota. Hoje, este sistema é replicado facilmente por meio de ferramentas como o Trello, ou até mesmo em quadros com post-its.  

 

Nele, dividem-se três categorias de atividades: os pendentes, em andamento e concluídos. Assim, o gestor tem uma visão geral do andamento das tarefas. 

 

Dica de leitura: 5 motivos para escolher um software personalizado

 

Lean 

A metodologia Lean se originou após a Segunda Guerra Mundial. Na época, o objetivo era reduzir desperdício de tempo e dinheiro nas indústrias. O que pode ser aplicado até hoje nas empresas. 

 

Ou seja, o propósito do Lean é otimizar, baratear e melhorar o gerenciamento do negócio, aplicando só recursos necessários a cada projeto. O Lean pode ser combinado com outras ferramentas como o Business Canvas Model, por exemplo. 

 

Por fim, a metodologia ágil foi criada para simplificar a acelerar o desenvolvimento de softwares. Existem mais de uma metodologia, mas destacamos o Scrum como o mais conhecido e utilizado atualmente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *