Índice
ToggleO mercado de tecnologia, crescente a cada ano, vem exigindo cada vez mais profissionais qualificados e dedicados. O mesmo vem acontecendo com a demanda por pessoas especializadas em Quality Assurance (também conhecido como QA).
Você sabia que o profissional de QA é essencial em projetos de desenvolvimento de software? Pois é.
Em resumo, são eles que buscam sempre garantir a qualidade do produto e dos processos.
Muitos talentos fazem parte do time da Online Applications. Pensando nisso, convidamos um de nossos Analistas de QA, Carlos Emmanuel Pereira de Moura, para responder algumas perguntas sobre a profissão. Continue lendo para descobrir tudo sobre Quality Assurance!
Para começar, você poderia nos contar um pouco sobre você, sua formação e como você entrou na área de QA?
Carlos Moura: Meu nome é Carlos, tenho 28 anos. Sou natural do Recife, moro atualmente em Campina Grande na Paraíba e sou QA aqui na Online Applications.
Enfim, sou formado em Análise e Desenvolvimento de sistemas e Redes de Computação. Iniciei minha trajetória pela IC, em meados de 2013. Tive uma oportunidade na Embraer, em um projeto aeroespacial. Trabalhei para a Claro Brasil onde fiquei mais de 6 anos e tive uma passagem pela Flex Smart.
Aliás, faz 1 ano e oito meses que visto a linda camisa da OnlineApp.
Em resumo, o que é Quality Assurance?
Carlos Moura: No geral, QA é a garantia de qualidade do produto. Seja por meio de prevenção de erros, mapeamento de riscos, levantamento de bugs e melhorias contínuas. É a garantia de qualidade do produto a ser entregue.
Contempla todo o processo de desempenho para entregar uma boa excelência para atender a expectativa do nosso cliente. Até porque a satisfação do cliente é o que mais importa na área de Quality Assurance.
Quais são suas responsabilidades diárias?
Carlos Moura: A minha rotina é, tirando os testes que são de praxe, focada em análises, em melhoria contínua do produto e também na melhoria de processos internos.
Além de mapeamento de riscos, métricas de qualidade e tudo que envolve a qualidade do produto e qualidade de como o time está trabalhando.
Leia também: 3 dicas de sites para estudar programação!
Quais são os maiores desafios que você enfrenta na sua função de QA?
Carlos Moura: Eu diria que a questão de prazos. Não só para QAs, mas POs e desenvolvedores também sofrem da mesma dor.
A gestão de prazos e demandas é uma dor engraçada e que faz parte do nosso dia a dia. É desafiador se adaptar a prazos que em primeiro momento parecem impossíveis, mas também é muito legal liberar a demanda no tempo correto.
Para onde você acha que a área de QA está caminhando no futuro?
Carlos Moura: O QA no futuro continua constante, sempre haverá a necessidade desse profissional. Sempre haverá momentos críticos que precisam da figura do QA para arrumar a casa, garantir a qualidade do produto e de processos.
Em paralelo a isso, eu não me surpreenderia se parcelas de QAs começarem a atuar na parte de produto, como Product Owner (PO) por exemplo.
Devido a estreita relação do QA com a área de produto, por estar integrado dentro do desenvolvimento e participar de ciclos de vida do produto, o QA pode naturalmente transitar para esse caminho. E eu não me surpreenderia. Inclusive até trabalho com pessoas que já foram QAs e se tornaram ótimos POs.
Leia também: Tudo sobre a carreira em UX Design!
Para uma pessoa que deseja entrar na área de QA, o que você recomenda?
Carlos Moura: Para quem pensa em entrar na área, além de ter perfil, precisa ter o conhecimento técnico necessário.
Uma base sólida em conceitos de qualidade de produto, entender a importância das metodologias ágeis no nosso dia a dia.
Além disso, ter soft skills como boa comunicação, organização, ser detalhista atencioso e proativo.
Sempre ter a mente voltada para buscar soluções de problemas, o que faz muita parte do nosso dia a dia. E sempre se aprimorar em técnicas de teste. Enfim, é um acoplado de coisas que te ajudariam a entrar muito bem no mercado.