Índice
ToggleSei que você provavelmente já escutou e conhece o conceito de Inteligência Artificial, mas gostaria de apresentá-los o conceito de Deep Learning.
A cada dia parece que estamos mais perto de estar em um filme de ficção ciêntífica, não é mesmo?
É só de falar em Inteligência Artificial e já pensamos no futuro, em robôs extremamente semelhantes a nós e em carros autônomos.
De fato ainda estamos um pouquinho longe de ter estas tecnologias no mercado, então o que nos resta é entender mais sobre o assunto e imaginar como será o nosso futuro.
O Deep Learning é uma seção dentro de Machine Learning, que também é uma seção dentro de Inteligência Artificial. Ficou confuso? Continue lendo para aprender sobre os temas que já estão presentes de alguma forma no nosso dia a dia.
Inteligência Artificial (AI)
Já pensou em ter uma máquina que prepara o café da manhã da sua família do jeito que cada um de vocês gosta? Isso poderia ser um dos produtos criados a partir da AI. O grande objetivo é criar tecnologias capazes de pensar como nós, seres humanos, pensamos.
Como podemos imaginar, não é uma tarefa fácil. A AI é construída a partir de algorítimos complexos e funções matemáticas.
Esta tecnologia já está sendo aplicada no nosso dia a dia e muitas vezes não percebemos. Os mais utilizados são em smartphones, carros, nas redes sociais, e muitos outros.
A Inteligência Artificial é feita para que as máquinas consigam reagir a diferentes situações, saibam tomar decisões e resolver problemas.
Machine Learning
Nós, humanos, aprendemos com o que vimos no passado. As máquinas seguem nossas orientações.
O objetivo do Machine Learning é ensinar as máquinas o que nós sabemos e treiná-las para que possam tomar decisões muito mais rápido do que nós.
Por isso podemos imaginar a quantidade de dados que o Machine Learning requer para aprender todas as variações de informações que temos no mundo.
Vamos exemplificar: O Machine Learning será capaz de recomendar músicas que você provavelmente irá gostar, com base nas que você escutou recentemente.
Conseguiu entender a importância de coletar dados?
Deep Learning
Finalmente chegamos ao último estágio da Inteligência Artificial. O Deep Learning é uma espécie de Machine Learning inspirada pela estrutura cerebral humana (artificial network).
A grande diferença entre os dois termos é que no Machine Learning precisamos da intervenção humana. Ou seja, precisamos coletar os dados e ensinar para a máquina o que sabemos. Já o Deep learning não, a máquina aprende sozinha pela Artificial Network.
Entretanto, já é de se imaginar que a quantidade de informações que essa máquina precisa é muito superior.
Para conseguir chegar a um resultado, o Deep learning passa por algumas etapas. A primeira delas é o Input, onde alimentamos a máquina com informações.
Em seguida vem o Hidden Layers, onde o computador já consegue identificar outras características das informações que foram adicionadas.
E por último o Output, no qual a máquina chega ao raciocínio final, na resposta.
O Deep Learning pode ser aplicado em diversas circunstâncias, como no atendimento ao cliente, onde somos atendidos por máquinas que se assemelham a atendentes reais. Além disso, a tecnologia já está sendo explorada para a criação de carros autônomos.
Deep Learning na análise de dados
Há muitos dados nossos mundo afora. Várias são as empresas que já detectaram isso e estão utilizando-os para gerar lucro.
A grade dificuldade é conseguir estruturar estes dados, que estão separados e desorganizados. Neste contexto, o Deep Learning é utilizado para unir as informações e fazer com que elas gerem lucros.
A procura por profissionais que sejam capazes de estruturar essas informações aumentou muito. Algumas ferramentas já estão disponíveis para serem utilizadas gratuitamente, como a do Google chamada TensorFlow.
É surpreendente o quanto a espécie humana progrediu, né? Aplicando a nova inteligência do Deep Learning já conseguimos visualizar a mudança que teremos em alguns anos.
Agora é com você: O que achou do Deep Learning? Para saber mais sobre transformações digitais, leia nossos outros artigos clicando aqui.