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ToggleNão é novidade que as empresas precisam de softwares eficientes para resolver inúmeras tarefas, desde atendimento ao cliente até o gerenciamento de processos internos.
Assim, há sempre um dilema: comprar um software genérico ou optar por um software personalizado. Para descobrir a resposta, é preciso entender quais gaps precisam ser resolvidos e, em seguida, determinar qual a opção mais adequada.
Nosso artigo desvendará as principais diferenças entre as opções, bem como o momento ideal para iniciar essa implantação, e por fim, os benefícios de um software personalizado, a fim de ajudar você a fazer a escolha certa.
Diferença entre softwares genéricos e personalizados
O software genérico é comumente chamado de “produto de prateleira”, isto porque, é projetado para atender muitas empresas e possui requisitos gerais.
Em outras palavras, são soluções para o mercado aberto em que, as empresas projetam um produto incluindo o maior número possível de funcionalidades para atender as exigências de um nicho do mercado.
Enquanto isso, um software personalizado é desenvolvido sob medida de acordo com as exigências específicas de um cliente, com base no orçamento e requisitos pré-definidos por ele.
Os recursos são empregados ao máximo, garantindo o nível mais alto de eficácia e sem funcionalidades ou custos excessivos. A interface é projetada para os funcionários e clientes, e as funcionalidades podem ser alteradas de acordo com a evolução do negócio.
Quando considerar um software personalizado?
Em primeiro lugar, uma solução sob medida será única, e a longo prazo representa uma vantagem competitiva para sua empresa. Com isso, separamos alguns pontos em comuns de empresas que buscam o uso de softwares personalizados:
• Seu negócio é complexo e muito específico, o que exige funcionalidades exclusivas;
• Os fluxos de trabalho são dinâmicos e mudam periodicamente;
• São utilizadas várias ferramentas para lidar com diferentes etapas de um mesmo processo;
• Você precisa otimizar a integração com outros softwares;
• O fluxo de trabalho precisa ser automatizado;
• Trabalhar os dados da empresa é uma necessidade atual;
• Sua empresa pretende crescer e requer mais recursos para escalabilidade.
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5 motivos para ter um software personalizado
É claro que cada software possui seus próprios prós e contras, e você deve se atentar a isso no momento da contratação, mas existem alguns pontos gerais que se aplicam à maioria deles. Veja:
1. Individualidade: esses softwares são adaptados aos seus processos. Logo, eles definitivamente irão resolver seus problemas e trazer resultados, sem oferecer o mesmo à concorrência.
2. Fácil de usar e atualizar: com um design alinhado ao seu desejo, a adaptação dos funcionários é mais rápida, e se necessárias, as atualizações adicionais são rapidamente implantadas.
3. Maior competitividade: com um software personalizado, você obtém oportunidades de personalização praticamente ilimitadas para melhorá-lo conforme necessário. Isso o mantém à frente da concorrência, pois ela não terá exatamente a mesma funcionalidade e produtividade.
4. Maior flexibilidade e escalabilidade: somente você decide o que, quanto e quando mudar, obtendo oportunidades flexíveis de acordo com os desafios emergentes.
5. Mais segurança: os riscos de ameaças externas são significativamente reduzidos por meio do suporte avançado que acompanha sua operação de perto.
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