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Carreiras: tudo sobre a profissão de Product Designer

O UX Design está cada vez mais popular no mercado de trabalho. Se você está considerando seguir esta carreira, há algumas coisas que deve saber. Em primeiro lugar, é importante entender que o UX Design não se trata apenas de criar uma interface atraente para o usuário.

 

Também envolve compreender as necessidades dele, criar projetos apoiados em pesquisa e garantir que ele atenda às demandas. Acima de tudo, o UX não se trata de criar algo que pareça bom. 

 

Trata-se também de entender como criar uma experiência de fácil utilização que ajudará os usuários. São muitas as atividades desempenhadas por um UX designer. Pensando nisso, neste artigo, entrevistamos a UX designer da Online Applications, Ruth Silva.

 

 

Portanto, se você quer fazer carreira nesta área, mas não sabe por onde começar e como ultrapassar obstáculos, iremos te guiar. Continue lendo e confira!

 

 

O início da carreira em UX Design 

Online App –  Atualmente você está focada em UX Design, mas sua formação é em Arquitetura e Urbanismo. Como foi essa transição entre as áreas? 

 

Ruth Silva – Para falar a verdade, eu sempre percebi uma relação muito forte entre arquitetura e design. Antes de entrar na faculdade, eu já tinha interesse na área de criação, então fiz um curso técnico de computação gráfica. 

 

Além disso, eu sempre me interessei por questões interdisciplinares e humanitárias dentro da arquitetura. Tinha interesse pelo desenho, mas também pela lógica dos problemas – entender por que as coisas eram construídas. 

 

Durante a graduação, tínhamos muitas oficinas participativas, que consistiam em ir até as pessoas e entender a vida delas. Afinal, como projetista, você não pode construir coisas que acha na sua cabeça, pelo menos não deveria. 

 

Acredito que eu sempre tive um direcionamento para essa área, mas querendo ou não, é um processo construtivo. Em 2019, tive a chance de estagiar em Design Gráfico dentro do time de Marketing aqui da Online. 

 

Já em 2020, tive a primeira oportunidade dentro da UX, atuando no laboratório de inovação da empresa, o Online Labs. 

 

Dentro do projeto pude ter contato com a parte técnica, aprender e treinar minhas habilidades, e me comunicar mais com os clientes. Foi então que percebi minha capacidade de entender as dores do usuário e executar os projetos pensando na sua jornada. 

 

O que é UX? 

Antes de tudo, UX é a sigla para User Experience, em português, Experiência do Usuário. A primeira pessoa a utilizar o termo como o aplicamos atualmente foi o arquiteto da experiência do usuário da Apple, Don Norman, em 1995. 

 

Todavia, foi apenas em meados de 2018 que o assunto começou a despertar o interesse do mercado, ganhando a visibilidade dos dias atuais. 

 

Online App – Por que o UX se tornou tão relevante nos últimos tempos? 

Ruth Silva – O UX no Brasil é relativamente novo, e ele está ganhando mais força agora dentro das empresas devido a pandemia do Coronavírus. 

 

O isolamento social nos trouxe a necessidade de plataformas pensadas para a experiência do usuário e suas necessidades. Ele nos mostrou que os produtos devem ser construídos para gerar valor ao dia a dia. 

 

O mercado ainda está criando maturidade sobre o assunto, mas esta é uma área promissora e que vai trazer muito valor para o futuro se pensarmos na transformação digital. 

  

Online App – Partindo do ponto que o UX se tornou necessário devido ao aumento de plataformas, podemos dizer que o Metaverso é um grande exemplo de UX que está dando certo? 

Ruth Silva – Acredito que sim. Se pensarmos bem, estamos o tempo todo tentando transmitir a nossa vida e as coisas que fazemos para o digital. 

 

O Metaverso nada mais é do que uma resposta à necessidade que tivemos de ter mais contato durante a pandemia – quando houve o boom – buscamos um jeito de aproximar pessoas, seja para comprar, conversar, tomar café, ou trabalhar. 

 

Online App – Na sua opinião, investir tanto na experiência virtual, em algum momento irá causar impactos negativos na experiência real? 

Ruth Silva – Eu acredito que já tenha um impacto muito forte. Se pensarmos na novidade mais recente, o ChatGPT, a cada dia que passa ele é capaz de fazer mais coisas, como desenvolver uma imagem, um código, um planejamento. 

 

No futuro, essa ‘vivência’ do virtual terá um impacto forte em que somos. Toda essa evolução consome nossa energia mental, acabamos perdendo as oportunidades de relacionamento e de treinar nosso cérebro com coisas que apenas humanos faziam. 

 

Pensando em todas essas inovações, a gente tende cada vez mais a perder o contato físico. Digitalizar é bom, é uma ferramenta para a transformação digital, mas devemos estar atentos para não nos tornarmos dependentes da tecnologia. 

 

A carreira em UX Design 

Online App – Como é a sua rotina de atividades? O que mudou na transição de Design Gráfico para UX Design? 

Ruth Silva – A primeira coisa é que eu tenho muitas reuniões, falo com muitos times, clientes. Para mim, umas das principais mudanças foi a comunicação. 

 

Hoje tenho atividades divididas em Discovery, a parte da descoberta, onde foco em saber o que queremos fazer, por que e para quem. É uma parte com pesquisas qualitativas e quantitativas, onde entendo também se a plataforma irá ou tem atendido o usuário. 

 

Já na parte de Delivery, é onde atuo com os desenvolvedores e a equipe técnica. Crio os protótipos, eles desenvolvem, nós testamos e mantemos esse ciclo até que o produto esteja 100% de acordo. 

 

Já na etapa de Design System, cuido da parte visual, como tipográfica, cores e ícones. Tudo o que ajudará a melhorar ainda mais a experiência. Ao mesmo tempo, monitoro o impacto dessas criações em todos os envolvidos. 

 

Online App – Para uma pessoa que quer entrar nessa área de UX, o que você recomenda? 

Ruth Silva – Para entrar nessa área você tem que ser uma pessoa aberta, estar disposta a conhecer coisas e ser curiosa para desbravar o caminho da pesquisa, que não é fácil. 

 

Você precisa questionar muito e se preparar, pois também será questionada. O importante é persistir e impactar pessoa a pessoa, mesmo que dentro do seu próprio time. Como disse, é um processo construtivo.   

 

Para se preparar, entre em comunidades de UX, como UX para minas pretas, e siga pessoas da área no LinkedIn. Leia! Há muitos livros bons, minha leitura atual é o UX Resource com sotaque brasileiro. 

Ouça podcasts sobre o assunto, indico muito o Ladies That UX. E o mais importante, aprenda a usar as principais ferramentas: Miro e Figma. 

 

Gostou do artigo e quer se aprofundar em outras carreiras da área de tecnologia? Em nossas redes sociais, você encontra uma série de vídeos sobre diferentes profissões. Confira!

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