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ToggleAtualmente, é uma demanda do mercado que as empresas aproveitem seus dados, afinal eles são o novo petróleo. E é exatamente aqui que entra a cultura data-driven.
Em primeiro lugar, a chave para gerar resultados e o principal, se manter competitivo no mercado, requer mais do que armazenar os dados. É preciso também uma concentração em os analisar para otimizar o desempenho e os resultados de áreas como marketing, vendas, suporte, ou o que mais você quiser.
Portanto, podemos dizer que, ter uma cultura orientada a dados é ter o poder de tomar decisões baseadas em números reais. Mas, apesar de ser extremamente benéfica, cultivar essa cultura pode ser trabalhoso, não se preocupe, neste artigo te mostraremos o caminho.
Como avaliar se uma empresa é orientada a dados?
Se você já faz a gestão de dados e os disponibiliza para as áreas em busca de resultados, fazer esta avaliação é um processo bem simples.
Faça a seguinte pergunta: caso a minha equipe perdesse o acesso aos dados da empresa por um dia inteiro, ou por uma semana, em uma escala de 0 a 10, o quanto isso prejudicaria a continuidade da operação?
Com uma resposta entre 0 e 5, você está mais desvinculado aos dados, portanto, ainda não existe uma cultura orientada por eles. Caso a resposta seja de 6 a 10, você está no caminho certo!
E o que é uma empresa com a cultura data-driven?
Data-driven descreve um processo estrategicamente baseado em dados para identificar novas oportunidades de negócios, otimizar processos, fidelizar clientes e muito mais. A partir dessa cultura, todas as decisões são cuidadosamente planejadas e alinhadas com o objetivo de negócio, sem especulações.
Assim, os dados se tornam parte integrante do processo estratégico, da mentalidade e da identidade da organização. Entretanto, isso não significada segui-los sem qualquer análise crítica.
Como ela reduz os custos operacionais?
Entre várias estratégias disponíveis para aumentar a taxa de conversão de uma empresa e garantir que ela seja sucesso nas vendas, oferecer o produto certo para a pessoa certa está no topo.
É por isto que, as empresas orientadas a dados têm 58% mais chances de exceder suas metas de receita. Isto porque, ao ter em mãos informações relevantes sobre seus clientes, é possível segmentá-los.
Logo, saber exatamente quem é o seu cliente e o que ele realmente quer, possibilita a criação de ofertas mais personalizadas, que melhoram a experiência dele com a sua marca.
Leia também: Intraempreendedorismo: a importância desta prática para o mercado
Implantando a cultura data-driven:
- Defina seus objetivos
Antes de começar a trabalhar seus dados, é necessário definir o objetivo a ser alcançado com esta ação. É comum empresas buscando aumentar o engajamento dos clientes, entender as dificuldades dos usuários, reduzir a taxa de churn, são muitas possibilidades.
Este é um momento crucial, repasse as dores dos times, as prioridades do negócio, entenda quais dados estão disponíveis, e a partir disso você terá assertividade para definir qual objetivo é possível atender e que trará resultados, afinal não queremos um esforço em vão.
- Identifique seus dados
Se você já utiliza uma solução tecnológica para fazer a gestão de dados, com certeza será mais fácil validar quais métricas estão disponíveis e encaixá-las para atender o objetivo.
Caso essa ainda não seja a realidade da sua empresa, entenda que, para cada objetivo, são necessários dados diferentes. Identifique as principais métricas que representam seu progresso em direção a ele e vá em busca de levantar esses dados.
- Tenha comprometimento
Agora que você já tem tudo em mãos, é preciso ter comprometimento com a mudança. Quando você adota uma cultura orientada a dados, são exigidas algumas alterações e ajustes nos processos existentes.
Você precisa comunicar claramente seu propósito ao usar dados, metas e métricas de desempenho a sua equipe, e comprometer-se com eles de que todas as mudanças serão aplicadas.
- Mostre o lado fácil
Para aplicar essa cultura a sua equipe, o segredo é desenvolver uma mentalidade de que tudo será fácil.
Apresentar de cara uma grande variedade de números só irá sobrecarregá-los. Colocar seus dados de maneira facilmente compreensível é essencial, como demonstrado nos tópicos:
Identifique seu enredo: o que você está tentando explicar, quais são seus objetivos, quais comparações você pode fazer e quais correlações apoiam seus objetivos?
Esteja ciente de seu público: quem é seu público, a história é relevante para eles, como isso agrega valor e eles já ouviram sua história antes?
Construa sua narrativa: o que você quer que seu público saiba, o que você quer que eles façam e como você pode usar os dados para mostrar seu ponto de vista?
Aproveite os recursos visuais: quais dados você pode apresentar com a ajuda de recursos visuais, como gráficos, infográficos e assim por diante?
- Aproveite a tecnologia
Coletar dados, organizar e analisar as métricas é um processo minucioso e que, apesar de agregar muito valor, demanda de grande esforço da equipe. Mas não precisa ser assim, e é aqui que entra a automação.
Com o serviço de Data Science da Online Applications, tratar os dados pode sim ser uma tarefa simples. Com as melhores ferramentas e profissionais qualificados, facilitamos a tomada de decisões e a criação de estratégias para diferentes áreas, baseando tudo em dados reais da sua empresa.
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