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ToggleComeçar a vender online pode parecer difícil, principalmente por causa do mercado competitivo. Uma forma de iniciar um negócio é utilizar o método dropshipping, um sistema de baixo risco que pode também te ajudar a vender mais pela internet!
O e-commerce vem expandindo cada vez mais a cada ano. De acordo com uma pesquisa da Neotrust, as compras virtuais aumentaram 13,05% no primeiro semestre de 2021, com o faturamento crescendo em 24%.
Conheça mais sobre essa técnica de vendas online neste artigo! Queremos te ajudar a vender cada vez mais.
O que é dropshipping? Como ele funciona?
Podemos resumir o dropshipping de uma forma simples: é um tipo de serviço de atendimento de pedidos do varejo que possibilita a venda de mercadorias sem a necessidade de gerenciar seu próprio estoque.
Assim, no dropshipping o empreendedor se conecta com os fornecedores para encontrar os produtos que deseja vender pela internet.
Ou seja, em um site próprio, você anuncia essas mercadorias escolhidas. Quando um cliente efetua a compra pelo site, o empreendedor envia as informações do pedido para o fornecedor.
Desta forma, o empreendedor poupa diversas etapas de trabalho, como a fabricação, recebimento de produtos, organização do estoque, preparação e envio dos pedidos. O que é totalmente diferente do varejo tradicional que estamos acostumados, não é?
Então, o empreendedor acaba focando apenas em três tarefas:
- Seleção/ curadoria de produtos que serão anunciados no site;
- Campanhas de marketing;
- Atendimento ao cliente.
Agora, vamos conhecer um pouco mais afundo cada uma dessas tarefas. Veja só:
Curadoria de produtos
Selecionar produtos de qualidade é um dos principais desafios do dropshipping. É preciso buscar por ótimos fornecedores que aceitem integrar ao negócio.
Além disso, é preciso definir os preços e importar os produtos para sua loja online.
Assim como qualquer outro empreendimento, é preciso pensar nas margens de lucro e entender o valor de cada mercadoria que será ofertada. A organização é sempre essencial.
Campanhas de marketing
Pensar em campanhas de marketing para atrair público para a uma loja online é extremamente necessário, principalmente em sites próprios, onde o fluxo de visitantes no início ainda é baixo.
Busque expandir o negócio com ajuda de redes sociais e anúncios, criando planos de marketing para direcionar ao público.
Atendimento ao cliente de qualidade
Como você provavelmente já sabe, o atendimento ao cliente é muito importante. Normalmente é um dos fatores decisivos na hora da venda.
Ou seja, com um bom atendimento faz mais do que a diferença. Ele ajuda o cliente a decidir se vai ou não voltar a comprar na sua loja online, ou se vai indicá-la a amigos.
Pontos positivos e negativos do dropshipping
Antes de começar um negócio, pesquisar e buscar informações é vital. Por isso, saber quais são os pontos positivos e negativos é tão importante. Então, vamos descobrir agora se o dropshipping pode ser adequado ou não ao seu negócio.
Alguns pontos positivos:
- Estoque pronto para uso desde o início;
- Custos para montar um estoque no início da loja são evitados;
- Sem gastos com armazenagem de produtos;
- Estoque flexível, é possível alterá-lo.
Veja os pontos negativos:
- Dificuldade de encontrar bons fornecedores;
- Qualidade dos produtos;
- Frete pode ser mais alto dependendo da localização do fornecedor;
- Trocas de produtos normalmente são trabalho do empreendedor.
Em conclusão, o dropshipping é um tipo de serviço que possibilita a venda de mercadorias sem a necessidade de gerenciar um próprio estoque. Isso acontece porque o empreendedor é responsável por se conectar com os fornecedores encontrar produtos que deseja vender pela internet.
Para mais artigos sobre tecnologia logística e vendas online, acesse o blog da Online Applications!