Índice
ToggleAs novas tecnologias revolucionaram o modo em que vivemos e interagimos. Isso permitiu que muitos modelos empresariais fossem criados, como as startups. A Economia Digital, por exemplo, levou o trabalho e várias tarefas para o ambiente virtual.
Voltando ao tema startups, este modelo de negócio vem crescendo exponencialmente nos últimos anos no mundo todo. Em especial no Brasil, o número de mais que triplicou entre 2015 até 2019: um salto de 207%, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups).
Uma outra pesquisa recente mostrou que 28% das startups brasileiras são do segmento de Tecnologia da Informação, 22% de Serviços e 16% do Varejo. Além disso, São Paulo concentra quase metade dessas empresas, 49,7%.
De fato, o número de startups no mundo também apresentou um aumento no restante do mundo. Em alguns países, o crescimento foi ainda mais acelerado. O Estados Unidos, por exemplo, foi considerado o melhor país do mundo para startups pela StartupBlink.
Para você entender mais sobre a Economia Digital, e como as startups se relacionam com este tema, continue acompanhando este artigo!
O que é Economia Digital?
Quando falamos sobre Economia Digital, falamos sobre tecnologia. Sobre tecnologia ligada às atividades de trabalho, produtos e serviços.
A conectividade e tecnologia são as chaves da Economia Digital. Provavelmente você já pagou uma conta pelo internet banking ou fez compras pela internet. Esses pontos já estão muito presentes em nossas vidas, não é mesmo?
Como podemos perceber, cada vez mais as interações de trabalho podem ser automatizadas pela tecnologia. Algumas atividades já migraram totalmente para o ambiente digital em certas empresas.
Ou seja, a Economia Digital já vem funcionando como forma de agilizar trabalhos, otimizar produtos e serviços com a ajuda de recursos tecnológicos. Assim, o objetivo é integrar informações, programas de gestão, redes sociais (e muitas outras tecnologias) em um só lugar: a internet.
A Economia Digital permitiu que uma reestruturação acontecesse na forma que compramos, uma mudança no perfil do consumidor que foi possível pelas ferramentas inovadoras que a tecnologia criou. A forma como vendemos mudou, assim como a forma como as empresas criam e distribuem seus produtos e serviços.
Antes, grandes indústrias dominavam a economia. Hoje, empresas ligadas a tecnologia também chegaram ao topo, e dificilmente irão ser ultrapassadas.
Startups e a Economia Digital
Naturalmente, quando falamos sobre startups, lembramos da tecnologia presente neste tipo de empresas.
As startups são conhecidas como por utilizarem a tecnologia como base para todos os seus processos. Ou seja, isso traz eficiência e muita produtividade.
A metodologia é basicamente idealizar, homologar e validar. O que gera muita agilidade na criação de soluções e as tornam velocistas naturais dentro do mercado corporativo.
A tecnologia gera, junto com a escalabilidade e replicabilidade, um crescimento exponencial das startups. Assim, podemos perceber que a Economia Digital está extremamente presente e atrelada à este tipo de negócio.
Leia também: Por que as startups estão ganhando o mundo? Veja o que são unicórnios!
Por que automatizar a sua empresa?
Apostar na Economia Digital não é algo restrito somente para startups. Todas as empresas podem adotar processos automatizados, buscando levar eficiência e otimizar o negócio.
Muitos são os benefícios de apostar na transformação digital. Primeiramente, a otimização de processos e recursos afeta diretamente os lucros de uma empresa. Além de, ganhar a lealdade dos clientes.
Leia também: Mundo das startups: qual a diferença entre unicórnios e zebras?
Em conclusão, a Economia Digital funciona como forma de agilizar trabalhos, otimizar produtos e serviços com a ajuda de recursos tecnológicos. Para mais artigos sobre tecnologia, acesse o nosso blog!