Índice
ToggleA Black Friday é uma das datas mais importantes e esperadas no mundo todo, principalmente por empreendedores que desejam aumentar suas vendas.
Afinal, em apenas um dia de Black Friday, uma empresa é capaz de vender o equivalente a semanas, em alguns casos, até ao mês inteiro.
Todavia, com esse grande volume de vendas e na maioria dos casos, envio de mercadorias, as empresas ficam expostas a inúmeros problemas fiscais envolvendo tributações.
Pensando nisso, neste artigo mostraremos os principais riscos a serem prevenidos nesta época, e principalmente, como manter o pagamento de impostos em dia. Continue lendo!
Com quais tributações se preocupar na Black Friday?
A princípio, o intuito desta data é a comercialização de mercadorias, por isso a grande preocupação são os chamados impostos sobre vendas.
Obrigatórios a todos os comerciantes, são cobrados em produtos frutos de transações comerciais. Logo, ignorá-los torna a empresa alvo de multas e penalidades.
Além disso, os valores e impostos cobrados podem variar por item e pela sua incidência, que pode ser municipal, estadual ou federal.
Dito isto, as principais tributações brasileiras que você precisa se atentar são:
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços);
- ISS (Imposto Sobre Serviços de qualquer natureza);
- IE (Imposto sobre Exportação);
- Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social);
- PIS (Programa de Integração Social).
Um caso à parte: o ICMS
Se pararmos para analisar cada imposto, passaríamos horas por aqui, pois o Brasil detém a segunda maior carga tributária do mundo, sem falarmos da complexidade.
Por isso, vamos direto ao mais importante quando se trata de vendas na Black Friday, o ICMS. E não se preocupe, você pode saber mais sobre os outros impostos aqui!
O ICMS é um tributo estadual que recebe a maior parcela da arrecadação dos Estados. Ele é destinado a funções e investimentos das repartições públicas.
Seu valor pode variar por Estado, assim, empresas que comercializam seus produtos para diferentes localidades devem estar sempre atentas a essas mudanças.
Como é feito o pagamento desse imposto?
Por ser um imposto indireto, seu valor recai sobre os produtos ou serviços. Em outras palavras, sua cobrança é feita durante a compra e venda.
Por outro lado, apesar de parecer simples, a forma de arrecadação distingue-se por algumas características de cada negócio, veja:
- Empresas enquadradas no Simples Nacional fazem o recolhimento do ICMS por meio da DAS Simples Nacional, uma guia paga mensalmente.
- Empresas optantes pelo Lucro Real ou Presumido recolhem o imposto pelo pagamento da guia própria estadual.
- Em transações interestaduais, as empresas ficam obrigadas a recolher o ICMS pelo pagamento da Guia Nacional de Recolhimento Estadual, a GNRE.
Considerando o volume de vendas da Black Friday, as transações interestaduais são as que mais acontecem, principalmente em empresas que vendem pela internet.
Logo, são as que mais causam problemas. Isto porque, a GNRE não é acumulativa, a cada produto vendido, uma guia deve ser emitida e paga.
Leia também: Você sabe o que acontece se não pagar a GNRE?
Para se ter ideia, na Black Friday de 2021, foram registradas cerca de 4,2 bilhões de compras online, sem contabilizarmos as físicas.
Portanto, a menos que você tenha uma grande equipe dedicada à parte fiscal, automatizar o pagamento de guias e tributos é a melhor solução.
Automatize com Smart Online!
É inevitável lidar com a tributação se a sua empresa não quer ter problemas legais. Por isso, a melhor solução é investir em tecnologia.
Com o Smart Online, suas guias são emitidas em apenas alguns cliques, enquanto o pagamento é feito automaticamente e em lote, gerando muito mais agilidade.
Disponível para todos os Estados, pagar impostos nunca foi tão fácil. A partir da NF-e cada guia é gerada e paga, sem erros ou atrasos.
Aproveite a Black Friday sem dores de cabeça e tenha toda a sua equipe focada no principal objetivo: vender muito mais!
Se interessou? Clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nossos especialistas. Descomplique sua operação hoje mesmo com o Smart Online!