Índice
ToggleO aprendizado ocorre de diversas formas. Quando o assunto é empreendedorismo, podemos buscar insights com cases de outras empresas de sucesso. Muitas das marcas mais valiosas do mundo podem proporcionar diversas lições à quem deseja empreender.
Assim como tantas outras empresas, elas precisaram ultrapassar diversos desafio ao longo de suas trajetórias. E nós podemos aprender com elas e aplicar algumas de suas soluções em nossos negócios.
Por isso, selecionamos neste artigo algumas das empresas mais valiosas do mundo para você conhecer. Além de mostrar quais são os pontos em comum entre elas. Veja só:
As 5 marcas mais valiosas do mundo
Aposto que você conhece todas as empresas que eu vou citar como as marcas mais valiosas do mundo.
O ranking Global 500 2022, produzido pela empresa de consultoria britânica Brand Finance, alencou quais são as 500 marcas mais valiosas do mundo.
Este ranking avalia além do valor de mercado, mas também atributos como reputação, gastos com marketing, participação no mercado, etc. Ou seja, muitos são os fatores levados em conta para a escolha da marca mais valiosa.
A Apple é a líder da lista. Com avaliação de mercado de cerca de US$ 355,1 bilhões. Em segundo lugar está a Amazon, avaliada em US$ 350,3 bilhões; e o Google na terceira posição do pódio, com valor de US$ 263,4 bilhões.
Além delas, a lista continua, com empresas como a Microsoft, Wallmart, Samsung e Facebook.
Por outro lado, a marca que mais cresceu no último ano foi o TikTok. A rede social ficou em 18º lugar entre as mais valiosas, mas foi a que mais apresentou crescimento.
A empresa dona do aplicativo TikTok, a chinesa ByteDance, cresceu cerca de 215% até 2022. Ou seja, passou de US$ 18,7 bilhões em 2021 para US$ 59 bilhões. Surpreendente, não é? Em breve a rede social estará provavelmente se aproximando do topo das mais valiosas.
O que aprendemos com elas
Mas a pergunta que não quer calar: como essas empresas conseguiram conquistar tanto? Veja algumas dicas que podemos aprender com as marcas mais valiosas do mercado a seguir!
Obviamente as marcas citadas antes têm algumas características em comum por terem alcançado o sucesso. Todas elas possuem um fator em comum: a inovação.
O cliente é o foco
Não há como negar a importância de manter sempre os clientes como o foco de uma empresa. É clichê, mas eles são realmente a alma do negócio.
Por isso é necessário desenvolver estratégias que o coloquem sempre no centro de suas soluções, serviços e produtos. Além de sempre cumprir o que promete ao público, e não deixá-lo insatisfeito ou o frustrar.
Organização das empresas
Metas são importantes para todas as empresas, não é? Existem diversas metodologias que ajudam a organizar melhor o negócio e desenvolver ainda mais a empresa.
Basta uma pesquisa simples para conhecer métodos como as metas SMART e MVP, por exemplo. Os líderes devem buscar as que mais fazem sentido para a empresa e buscar aplicá-las.
Adaptação às inovações
Não podemos negar a importância da inovação. Como você pode ver anteriormente, todas as marcas citadas não descartaram as transformações tecnológicas, mas se aproveitaram delas.
Muitas das empresas que não prestaram atenção para as novas tecnologias já deixaram o mercado.
Seja qual for o seu setor da sua empresa, sempre há como aplicar a tecnologia em seu dia a dia para melhorar o seu negócio. Se manter atualizado em novas formas de divulgação, vendas e outros, também é essencial.
Por fim, neste artigo te apresentamos as marcas mais valiosas do mercado. Entre elas estão a Apple, Amazon e o Google. Além disso, vimos algumas das características que estas empresas tem em comum, com destaque para a inovação e atenção às transformações digitais.