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ToggleVocê já ouviu falar em matriz BCG? Esta ferramenta nasceu para ajudar empresas a desenvolver melhor o potencial de seus produtos e serviços.
Não podemos esquecer que o mercado é extremamente volátil, ele muda com muita frequência. Um exemplo disso é a queda e aumento de moedas como o dólar.
Manter um produto vendendo bem é a vontade de muitas empresas. Nenhuma delas quer que suas mercadorias parem de vender e tragam prejuízo.
Uma forma de evitar que isso aconteça é analisar o ciclo de vida dos produtos e serviços. Assim, é mais fácil desenvolver estratégias de marketing com potencial de aumentar suas vendas. A matriz BCG é a ferramenta perfeita para isso. Vamos conhecer mais sobre ela neste artigo. Boa leitura!
Conheça a matriz BCG
A ferramenta foi criada há mais de 50 anos, lá em 1970. Quem a desenvolveu foi Bruce Henderson, para utilizá-la na empresa que trabalhava na época, a Boston Consulting Group. A técnica foi criada justamente para analisar o desempenho de produtos, em comparação com a aceitação dele no mercado.
Ao utilizar a ferramenta, os empresários conseguem analisar profundamente como as vendas dos seus produtos ou serviços estão se saindo no mercado. Assim, conseguem descobrir no que precisam prestar mais atenção para melhorar o seu desempenho. E, consecutivamente, aumentar o seu fluxo de caixa.
Aliás, a matriz BCG também permite que os empresários descubram quais são as melhores estratégias de investimentos dentro de seus orçamentos. Ou seja, melhoram o direcionamento dos investimentos num modo geral.
Para aplicar a estratégia existem algumas etapas que precisam ser seguidas. Vamos detalhar sobre elas no próximo tópico.
A estrutura da matriz BCG
Em resumo, a matriz BCG é composta por dois eixos em um gráfico. Na posição y o assunto é crescimento no mercado. Já no eixo x, o tema é a participação relativa. Cada um deles é composto por mais outras quatro categorias: vaca leiteira, estrela, interrogação e abacaxi.
Ficou confuso? Acho que ao ler provavelmente sim. A ilustração abaixo vai ajudar!
Em crescimento do mercado, é representado o quanto o mercado vem crescendo, e se analisa o potencial do produto ou serviço. No eixo da participação relativa descrevemos o quanto deste mercado é dominado pela empresa.
O quadro é dividido por quatro categorias (com nomes um tanto quanto diferentes!). Te explicaremos cada uma delas a seguir, veja:
O que escrever em cada quadrante?
Vaca leiteira: nesta categoria se enquadra produtos ou serviços que estão consolidados no mercado, mas que há baixo crescimento de mercado. Se a mercadoria está classificada aqui, provavelmente não vale a pena investir muitos recursos nele.
Estrela: aqui, o produto ou serviço possui alta participação de mercado e tem grande potencial de crescimento. O sonho dos empreendedores é que seus produtos estejam neste quadrante.
Interrogação: nesta parte, o produto ou serviço está enquadrado em um mercado de alto crescimento, mas a participação da empresa ainda é baixa. Ou seja, é preciso de mais recursos para desenvolver todo o seu potencial.
Abacaxi: neste quadrante os produtos e serviços tem baixa participação no mercado, e o mercado também está com baixa taxa de desempenho. Aqui vale a pena perguntar se vale a pena continuar investindo.
Por fim, podemos resumir a matriz BCG como uma ferramenta que auxilia empresas (sejam pequenas ou grandes) a melhorar o desempenho de seus produtos e serviços. Além disso, também ajuda entender onde vale a pena investir.
Entendeu como funciona a matriz BCG? Espero que tenha gostado do artigo. Para mais textos como este, acompanhe os conteúdos que são publicados no blog da Online Applications!