Índice
ToggleComo de costume, vamos falar de transformações digitais, um dos principais objetivos da Online Applications. Atualmente, existem duas novas tecnologias que vem revolucionando o mundo da programação. Mas, para quem não trabalha com o setor de desenvolvimento, acaba sendo difícil entender do que se trata.
Em primeiro lugar, o MongoDB e o ElasticSearch são Bancos de Dados que buscam aumentar a escalabilidade e performance de aplicações. Ou seja, são ferramentas que podem ser aplicadas em softwares e melhorar a busca de informações.
Existem algumas diferenças entre as duas ferramentas, assim como a categoria de cada uma. Mesmo assim, ambas possuem diversos benefícios. Ajudam a melhorar a produtividade, geram mais rapidez nas buscas e mais segurança.
Por fim, preparamos este artigo para explicar um pouco mais sobre estas questões e detalhar, com linguagem mais simples, cada uma das novas tecnologias: MongoDB e ElasticSearch. Boa leitura!
Diferenças e benefícios das novas tecnologias
Segundo a DB-Engines, ambas estão entre os dez Banco de Dados mais utilizados no mundo, provando sua importância no setor de tecnologia.
A primeira diferença entre eles é a categoria em que se encontram. O MongoDB pertence ao Document-Store, já o ElasticSearch ao Search-Engine. Além disso, as duas ferramentas são considerados schema-free. A nomenclatura significa que, ao contrário dos Bancos de Dados mais tradicionais, como o Oracle, não é necessário definir a estrutura de antes de inserir os dados.
Por isso, as duas novas tecnologias acabam sendo muito flexíveis e possuem alto nível de armazenamento.
Vamos listar alguns benefícios antes de explicar um pouco mais sobre cada uma das ferramentas, confira:
- Ferramentas escaláveis e flexíveis;
- Buscas mais inteligentes e velozes;
- Maior desempenho e segurança.
MongoDB e a escalabilidade
Primeiramente, o MongoDB é um dos Bancos de Dados mais potentes que existe atualmente, de alta performance e flexibilidade.
Entretanto, ele é diferente dos outros Bancos de Dados por não possuir restrições: os bancos normais armazenam somente com registros em linhas e colunas. Já o MongoDB, permite que os dados sejam armazenados como documentos.
Então, sem entrar tanto na parte técnica, o MongoDB apresenta diversas vantagens a quem o utiliza. Assim como a escalabilidade, alta disponibilidade, bom desempenho e também a facilidade de consulta de documentos.
ElasticSearch e a velocidade
Como já sugere o nome, o ElasticSearch é uma ferramenta extremamente elástica, com a capacidade de tratar altas quantidades de dados em tempo real.
Grandes empresas como o Google e Twitter já utilizam esta tecnologia. A ferramenta garante a velocidade na realização de buscas e ranqueamento de resultados, perfeito para melhorar a experiência do usuário.
Além de tratar os dados em pouquíssimo tempo, o ElasticSearch também armazena dados no formato de documentos e possui recursos de geolocalização e analytics.
Por fim, as novas tecnologias podem trazer mais escalabilidade e agilidade nas buscas. Tanto o MongoDB quanto o ElasticSearch, são ótimas ferramentas para otimizar aplicações. Elas são perfeitas para promover a transformação digital em empresas que procuram mais rapidez.
Desde já, a Online Applications sempre busca levar aos clientes o que o mercado tem de melhor. Nós gostamos de mostrar o motivo de nossas soluções serem avançadas quando o assunto é tecnologia.
Justamente, as duas novas tecnologias deste artigo já foram implantadas em nossas plataformas, o MongoDB e o Elastic Search. Em conclusão, os benefícios são a alta performance, flexibilidade e escalabilidade, tudo para melhorar a qualidade digital de nossos clientes.
Quer conhecer mais sobre novas tecnologias? O blog da Online Applications possui com conteúdos exclusivos sobre transformações digitais, e também artigos sobre o mundo fiscal e logístico! Confira já!