Índice
ToggleJá parou para pensar qual é o papel da contabilidade em momentos de crise?
Com a chegada da pandemia de covid-19 ao Brasil em 2020, as empresas logo sentiram o impacto dessa crise que afetou a saúde e, consequentemente, a economia do mundo todo.
Isso levou muitas empresas a um cenário nunca visto antes, onde precisaram tomar decisões como antecipar férias, diminuir o quadro de funcionários ou até mesmo fechar as portas.
Nessa situação, as contabilidades também foram fortemente afetadas, visto que todos os seus clientes precisaram se reinventar de uma hora para a outra. Então, é fundamental entender o papel do contador nesse momento de crise, pois é ele quem vai orientar os empreendedores e amenizar os efeitos da pandemia.
Continue a leitura e confira qual é o papel da contabilidade após momentos de crise como a que estamos vivendo atualmente!
Contabilidade e momentos de crise
Primeiramente, a contabilidade nunca deve ser separada das demais áreas administrativas da empresa, afinal, contador e empresário devem ser aliados, não só em momentos de crise, mas também no dia a dia.
Dessa forma, todos podem trabalhar de forma harmoniosa e criar um plano de contingência – também conhecido como planejamento de riscos, onde são descritas as medidas que podem ser tomadas para manter os processos vitais da empresa.
Além disso, é importante que o contador esteja atento às legislações que são alteradas e criadas nesse momento, para que possam levar informações corretas aos seus clientes, os quais muitas vezes não sabem dos seus direitos.
Propagar esse conhecimento pode impedir que empreendedores fechem as portas de sua empresa ou tomem qualquer decisão equivocada.
Leia também: Como a tecnologia pode ajudar com a gestão fiscal de uma empresa?
Atenda às necessidades dos clientes
Outra forma de se manter atualizado é prestar atenção às demandas dos seus clientes. Pode ser que uma empresa tenha uma necessidade específica, que não existia antes da crise, e procure você para dar um “norte” às suas decisões.
Nesse caso, se a sua contabilidade estiver preparada para resolver aquele tipo de problema, você terá a confiança desse cliente – algo fundamental para a criação de negócios futuros.
Atendimento humanizado
Ainda falando sobre atendimento ao cliente, é importante investir num atendimento mais humanizado, caso a sua contabilidade ainda não tenha empregado esse método.
Afinal, este é um momento de dificuldade para literalmente todo o mundo, por isso receber um tratamento de qualidade pode ser o diferencial para que o cliente sinta segurança na sua contabilidade.
Uma pesquisa realizada pela Hibou em 2020 mostrou que, para 94% dos brasileiros, um bom atendimento é extremamente fundamental. Apesar disso, apenas 11% dos consumidores estão totalmente satisfeitos com o atendimento prestado no país.
Ou seja, focar em um atendimento de qualidade e humanizado é um diferencial que pode mudar a reputação da sua contabilidade.
Em conclusão, o papel da contabilidade em momentos de crise é extremamente importante para ajudar a população.
E se você, contador, não sabe por onde começar a ajudar seus clientes, que tal dar uma olhada em outros artigos da Online Applications? Nós já produzimos artigos de diversos assuntos que podem auxiliar a gestão das empresas, também em momentos de crise. Não deixe de conferir!
Aliás, você já conhece nossa página de materiais totalmente gratuitos? Desenvovlemos diversos e-books, episódios do nosso podcast e outros materiais para você. Acesse clicando aqui!
Espero que você tenha entendido a importância do papel da contabilidade em momentos de crise!