Índice
ToggleO principal motivo para criar um planejamento estratégico é a tentativa de realizar um sonho.
Mas podemos concordar que ter um sonho e não planejar corretamente como alcançá-lo não adianta nada. Sem estudar o mercado e estabelecer metas fica quase impossível começar sua jornada.
Criamos esse artigo pensando em ajudar na criação de um planejamento estratégico que seja realmente eficiente para a sua empresa. Confira a ordem e os pontos mais importantes abaixo:
Saiba o propósito da empresa
Ter bem traçado os pilares do seu negócio é fundamental para não se deslocar de seus planos. Estruture bem qual é a sua missão, visão e valores. Vamos exemplificar para você o que significa cada um desses termos:
- Missão: saber o motivo da existência da sua empresa;
- Visão: onde você espera que ela chegue, o que vai ser;
- Valores: princípios que servem como base para as ações.
É crucial saber qual é o seu propósito para não se perder na hora de colocar a mão na massa.
Analise a sua empresa
Não existe uma instituição perfeita, que não tenha um sequer problema. Consiga uma vantagem mapeando quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa. Assim você saberá como encaixar cada área na mudança.
Pesquise também o quanto de dinheiro você tem no caixa para aplicar caso for necessário.
Leia também: Gestão de projetos: confira 4 dicas para otimizá-los agora mesmo!
Estude o mercado
Provavelmente pode parecer simples, mas às vezes esse tópico não é muito bem explorado. Antes de começar a definir metas, prioridades e começar de fato a agir, é preciso muito estudo.
Pesquise tudo que for possível sobre os seus concorrentes. De nada adianta planejar algo que já está no mercado.
Pense também em como o seu serviço ou produto deve servir ao seu cliente, ou seja, qual é a real necessidade dele. Veja se o que você sonhou pode ser melhorado para fazer mais sentido.
Defina suas metas e prioridades
O planejamento não se resume apenas nesta parte, mas a sua importância é extremamente palpável. É essencial saber e escolher quais serão suas metas e prioridades, além de mapear para onde elas vão caminhar.
Estabelecendo o caminho que quer seguir e as formas de se chegar até ele, principalmente traçando metas, você evita perda de tempo com atividades desnecessárias.
É meio óbvio que para criar um planejamento estratégico você precisa saber por onde quer seguir, e quais, entre tantos pontos, que devem ser abordados primeiro. É preciso criar um grau de importância de cada um dos itens.
Após ter planejado quais são as suas metas, fica mais fácil organizar qual é a ordem de fatores de maior importância para alcançar o seu objetivo.
Em um mês, como você pretende estar? Pense sempre por um determinado período de tempo, mapeie como você deseja estar e o que já deveria estar cumprido.
Depois de definir suas metas e prioridades, fica um tanto quanto simples pensar no plano de ação, não é?
Atualize seu plano
Nenhum plano é perfeito e imune a erros. O mercado pode mudar, algo pode não sair como esperado e os resultados não virem. Portanto, não tenha medo de atualizar o seu plano.
Se algo não estiver dando certo, o que é normal, revise e reformule quantas vezes forem necessárias.
Criar um planejamento estratégico requer bastante estratégia, né? Por isso é importante seguir os pontos listados para não se perder.
Gostou do conteúdo? Espero que tenha entendido o que é um planejamento estratégico! Acompanhe nosso blog para mais artigos sobre gestão de empresas!